Fernando,

O Object Pascal é a linguagem utilizada pelo Delphi. Ela é uma
descendente do antigo Turbo Pascal, de fato. A estrutura básica ainda é
a mesma. O Object Pascal incorporou extensões de objetos e uma série de
outras funcionalidades comumente encontradas nas LPs de quarta geração
mais avançadas.

Um dos pontos de partida é o help. Nele você encontra informação precisa
do fabricante. Outro ponto são os projetos de exemplo que podem ser
instalados com o Delphi.

Para livros propriamente ditos, acho que qualquer um desses em tamanho
de catálogo telefônico ou maior servirá para os primeiros passos. Um
exemplo é o Cantù (ainda existe???). Tem outro enorme que sempre vejo
nas livrarias mas nem me dignei ainda a olhar o nome do(s) autor(es).

A lista aqui é outra boa referência. Você verá com o tempo que na maior
parte das vezes, perguntas enviadas não ficam sem respostas.

Cordialmente,

Demian Lessa
Salvador - Brasil