Eu já implementei uma solução semelhante a do colega abaixo usando Indy
e fiquei muito satisfeito. Quando trabalhei com essa solução eu
pesquisei várias opções como DataSnap/Webservices por exemplo, mas se
você precisa de desempenho devido as conexões serem lentas é melhor
desenvolver uma solução proprietária e otimizada para a sua necessidade.
Inclusive voçê pode compactar os dados antes de enviar fica muito rápido.

Existe material em Português na Internet sobre acesso a banco de dados
remoto via Indy, porem não me lembro onde, dê uma olhada no Google.

Leonardo Luiz