> Eu acho que quem defende que tudo seja feito no client (Delphi) muita
vezes
> tem medo ou preguiça de estudar a fundo a ferramenta de banco de dados, e

Eu acredito que você deve ter escrito isso por impulso, afinal eu não
consigo admitir que grandes nomes na área de programação no nosso país (isso
pra não buscar exemplos fora) utilize de um modelo como o discutido, apenas
por preguiça ou medo. Eu programo C/S profissionalmente a dois anos, e estou
começando com N-tier agora. Não sou um profundo conhecedor de Firebird ou
qualquer outro banco de dados... No entanto, posso afirmar que a minha
escolha não é influenciada por medo ou preguiça como afirmado por você
acima.

Quanto a programação N-Tier eu penso da seguinte forma: Tudo o que eu posso
e acho que será mais rápido eu deixo na minha aplicação SERVIDORA. Não vejo
motivos para, por exemplo, manter no Servidor de aplicação uma rotina de
atualização de dados (onde é verificado se o registro existe para
Inserir/atualizar). O grande lance está em decidir o que fica melhor aonde.
Sem contar que o n-tier proporciona a quem usa esta tecnologia a
descentralização de processos, como se fossem clusters. Eu acredito que se
você retira um pouco a carga do servidor de banco de dados e distribui os
processos, você só tem a ganhar com performance, escalabilidade e etc. Eu
acredito que o C/S está destinado ao desuso - ou apenas para aplicações
pequenas - embora ainda resista a muito tempo.

[]'s

Thiago