Galera,

Sem querer causar celeuma, 95% é uma estimativa do colega. E duvido que
seja sobre salário. Possivelmente, sobre a receita. O que implica na
necessidade de abrir uma empresa e não ter os benefícios sociais
recolhidos pelo contratante- o que normalmente se espera de uma relação
de trabalho CLT.

Além disso, a certificação da Borland é cara e, mais do que provável,
deve ser de caráter enciclopédico e não conceitual, como algumas das
certificações mais atuais. Por favor, os que conhecem na prática as
certificações da Borland me corrijam caso esteja errado.

Outro porém é o fator dependência. Em geral, sua certificação perderá
valor a cada nova versão de produto lançado, deixando-o investido da
necessidade de atualizá-la regularmente. Isso se chama lock-in, istó é,
você acaba "preso" (ainda que de uma forma relativamente folgada) ao
produto da empresa.

Se você realmente pensa em certificação, analise bastante os prós e
cons, ouça os dois lados e decida-se por você mesmo, com as informações
em mãos. Uma formação acadêmica sólida dá instrumentos e conhecimento
cujas validades se estendem por longos períodos. Uma certificação, por
outro lado, lhe compra algumas iscas para você pescar- quando elas
acabam, ou você compra mais iscas. Se já tiver formação acadêmica você
entenderá exatamente o que estou dizendo.

Do ponto de vista estritamente comercial certificações podem ser muito
valiosas. Com um (um conjunto) de certificações, você pode ter um salto
quantitativo no seu salário e qualitativo no tipo de trabalho que você
desenvolve. Então, novamente, analise bem suas alternativas e, se tiver
certeza de que é um bom caminho para você, vá em frente.

Imaginar que vai sair da sala, certificado, com várias ofertas para
receber R$8.000,00 por mês como num passe de mágica é ilusão- pior, é
você mesmo querendo se enganar. Pode acontecer, e pode até valer o
esforço e o investimento, mas desde que feito com plena consciência e
sem fantasias.

Então analise: em quanto tempo consigo a certificação e através de que
investimento pessoal e financeiro? Em quanto tempo terei o retorno desse
investimento? Quanto custará manter tal investimento ao longo do tempo?
Esse é um investimento que me estimula hoje ou é algo que tenho certeza
ainda me motivará por bons anos à frente?

Tome sua decisão e, qualquer que seja ela, muito boa sorte! ;)

Cordialmente,

Demian Lessa
Salvador - Brasil