Sinceramente eu acho também muita ilusão o profissional, que de posse do
certificado, chegar lá fora e começar a achar que agora ele vale de 8 mil
pra cima.

Tá certo que seu currículo vai para um banco de dados restrito aonde somente
certo número de empresas (vejam bem!) terão acesso. Estas empresas podem
estar dispostos a te pagar um salário de nível de mercado para um
certificado Borland/Microsoft. Não sei se este salário chegaria a este
patamar. Estas empresas, acredito eu, são empresas que trabalham sob
filosofia da gestão da Qualidade, e por isto buscam certificações ISO e CMM.
Estas, acredito eu, estariam interessadas neste profissional. Agora qual
seria a porcentagem destas empresas no contexto geral do setor de TI?

Agora, boa parte das empresas de informática não tem condições de pagar o
que vale um profissional destes e estão mesmo a procura de mão de obra
barata e qualificada (Cartola nem sabe o que significa uma certificação
destas). Um profissinal certificado não seria a melhor opção para elas. Daí
você cai naquele eterno problema: Não existe mercado pra você porque ninguém
tem condições de te pagar o que você vale. Você fica com a alternativa de
aceitar um salário X, que pode não ser o que você bem esperava, com a
carteirinha nas mãos e com isto acaba prostituíndo o mercado de trabalho
para profissionais qualificados.

Realmente é inprescindível a analise de quanto tempo será necessário para
conseguir a certificação e como será feito este investimento e quanto tempo
este investimento trará retorno. É bom levar em conta, que você pode ter que
sair da sua cidade para ir para um outro centro (São Paulo, por exemplo)
para conseguir um provento que compense o investimento feito em
certificação.

 []s

 Walter Alves Chagas Junior
 Projeto e desenvolvimento