Ricardo,

> presidente da oracle brasil deu entrevista dizendo que eh impossivel ser um
> excelente generalista em informatica hoje em dia.

Se o presidente da Oracle do Brasil realmente falou isso, ele foi, na
pior das hipóteses, leviano. É um absurdo o que certos gerentes são
capazes de falar sabendo que são formadores de opinião. Isso se chama
falta de responsabilidade, pra dizer o mínimo. Me lembra de um termo
usado há alguns anos para descrever certas práticas de mercado onde se
fala muito e se concretiza pouco ou quase nada: vaporware.

> acredito que alguem certificado em um produto seja um otimo instrutor ou
> seja as firmas de treinamento formam bons instrutores rs
> vc no dia a dia eh um generalista da sua empresa e domina os produtos usados
> pela mesma, funciona.
> se sou um gerente e cai na mao um certificado eu mandava ele treinar todo
> mundo.

Isso a que você se refere se chama estratégia. E das boas! Você investe
em um profissional para que ele obtenha a certificação e, em seguida,
faz com que ele multiplique o seu investimento ao ministrar treinamento
ao resto dos seus quadros.

Os generalistas dominam bem muitos conceitos (que, diga-se de passagem,
não mudam ou são substituídos do dia para noite). E se concentram em
aprender e solidificar esses conceitos. Alguns em maior profundidade,
outros nem tanto. Além disso, dominam alguns produtos. Uns mais e outros
menos. Mas é simplesmente um jogo de encaixar- quais os conceitos que o
profissional domina que são empregados por essa ferramenta? ela introduz
algum conceito novo? para sintaxe e uso no dia-a-dia existem livros,
manuais, sites, listas, etc.

Mas claaaaaaaaaaaaro, a presumida declaração pretendia fazer uma velada
(será?) alusão à certificação Oracle- nada que já não se soubesse de
saída, né?

Cordialmente,

Demian Lessa
Salvador - Brasil