> presidente da oracle brasil deu entrevista dizendo que eh impossivel ser
um
> excelente generalista em informatica hoje em dia.
> acredito que alguem certificado em um produto seja um otimo instrutor ou
> seja as firmas de treinamento formam bons instrutores rs

Infelizmente isto que ele falou, demonstrou estar totalmente desinformado a
respeito
do contexto TI ou então falou isto já pra desmerecer a categoria. Coisa
típica de cartola. Óbvio que qualquer profissional pode ser exelente
generalista sim, interagindo em N áreas de uma corporação e conhecendo,
solidamente, várias ferramentas, varias plataformas e os processos internos
da empresa simultaneamente. O que não dá é pra você criar um generalista que
seje 100% aprofundado em todas as áreas e contextos que segmentam os
processos da corporação, mas para processos decisórios, que não exigem
tanto, há perfeitamente como.

Outra coisa, o verdadeiro e bom generalista, é aquele profissional que
domine muito bem a sua área e tenha bom domínio sobre as demais. Isto pra
mim já tá mais do que ótimo.

> acredito que alguem certificado em um produto seja um otimo instrutor ou
> seja as firmas de treinamento formam bons instrutores rs

OK, pode até formar ótimos instrutores. Mas eu acho que uma certificação
forma TAMBÉM ótimos consultores da ferramenta. Agora a certificação, na mão
de um desenvolvedor que domine a linguagem, já é como você fazer uma injeção
direta de Nitrometano puro em carro com motor V8 e com uns dois quadrijets.
Você adiciona, instantaneamente ao motor cerca de 60% a mais da potência que
o mesmo já tem  :)

 []s

 Walter Alves Chagas Junior
 Projeto e desenvolvimento