Galera tenho o código abaixo que serve para mudar a ordenação do dbgrid
conforme eu clico na coluna.

Só que no dbgrid, para exibir os dados eu uso um datamodule com tabelas.

Eu gostaria de saber se existe algum outro meio de estar ordenado estas
colunas, pois do jeito que está baixo, eu tenho que

associar o dbgrid a outro datasource, mudar os displaylabel e quando for
fazer alguma operação na tabela (incluir, alterar,

etc) eu tenho que voltar ao dataset anterior (tabela).

Resumindo: é muita linha de programação que eu terei que fazer, não teria um
jeito mais fácil e mais seguro de resolver isso ?

var
   campo: string;
begin
   campo:= column.fieldname; // CAMPO RECEBE O NOME DA COLUNA CLICADA
   application.processmessages; // CONSIDERAR ALGO QUE ACONTEÇA NO DBGRID
DURANTE A ENTRADA NESTA PROCEDURE
   query.sql.clear; // LIMPA A QUERY
   query.sql.add('SELECT * FROM TABELA ORDER BY ' + campo); // ESCREVE O
SELECT COM O ORDER BY
   if not query.Prepared then
   begin
      query.Prepare;
      query.Open; // ABRE A QUERY COM A ORDEM ESCOLHIDA.
      DBGrid.DataSource := DataSource1;
   end;
end;

                    ~\\|//~
                    -(o o)-
|           Eduardo de Almeida Silva         |
|               Kobra Sistemas               |
|  [EMAIL PROTECTED]  -   (14)3263-0326   |
|                .oooO   Oooo.               |
                   \_)   (_/