Fernanda,

Em primeiro lugar, vc antes de mudar o sistema, precisa mudar a forma de
pensar. Paradox é uma base de dados local e firebird é cliente servidor.
Muitas coisas que funcionam bem no paradox serão desastrosas no firebird.
exemplos:

recursos                   paradox                        firebird
 Table                       otimo                           pessimo.
 RecordCount           otimo                           pessimo.
 Filtros                      otimo                           pessimo.
 Rede                       pessimo                        otimo.

Entendeu? Antes de começar a migração:

- Repense todo o sistema: necessidade de rodar em rede, qtde de usuarios,
performance exigida, condições de ambiente, etc. Se for inevitavel a
migração, esqueca totalmente o paradox e comece a pensar firebird.

 - Visite o site da firebase para obter apostilas, tutoriais, componentes e
quase tudo que se relaciona com firebird.

- Eles também tem um grupo de discussão muito bom e eu sugiro que vc assine
o mesmo.

Espero ter te ajudado inicialmente e conte comigo para o q precisar.

[]'s
Evandro Siqueira
Programador
Palas Informática