> Grato pelas informações, meu medo era justamente investir em uma
> coisa que não vai para frente. Tudo bem que neste caso tenho como
> aproveitar no Windows, porem este não é o objetivo.
> Sobre o lazarus tb estou dando uma olhada, pode dar mais informações?

O Lazarus pretende ser o IDE visual RAD utilizando a linguagem Free
Pascal. Sua implementação da FCL, equivalente da VCL, ainda não está nem
completa nem estável. O acesso a dados é precário, mas o pessoal do Zeos
acaba de concluir a compatibilização da biblioteca para que ela possa
ser usada no Lazarus. Até antes da versão 2.0 do FP, os pacotes com os
componentes tinham que ser *compilados* no IDE pois o FP não suportava a
carga de módulos dinâmicos.

Fora isso, o projeto em si tem andado, em minha opinião, lentamente.
Talvez agora com o FP 2.0 e a estabilização de algumas funcionalidades o
Lazarus ganhe momento- mas tenho dúvidas se isso será imediato.

Compilar e instalar o Lazarus ainda não é um processo transparente, como
é em vários outros projetos open source.

Bom, dito tudo isso pode parecer que eu condeno o uso do Lazarus, né?
Pois não é verdade. Acho que a casadinha FP/Lazarus tem futuro. Mas não
sei quando esse futuro irá chegar.

> se vc conseguir integra-lo ao eclipse me diga como, acho que isso vai
> ser bem legal.

Acho muito difícil fazer isso no atual estágio das coisas do FP. Mesmo
porque, de cara, haveria que se usar a API do Java para comunicação
nativa com o FP (JNI)- não vejo como o Lazarus seria aproveitado...

> Que linguagem vcs acham que vai assumir o papel que o VB tem no
> window para a plataforma Linux?

No Linux nunca houve VB ou linguagem que tivesse tamanha penetração para
desenvolvimento Visual RAD. Não esqueça que no Linux, até hoje, boa
parte da programação é realizada em C/C++ com os compiladores GNU e,
quando é preciso desenvolver GUIs, um construtor de interfaces como o
Glade ou o Qt Designer é utilizado.

Nos últimos anos, LPs como Python começam a despontar como alternativas
interessantes. Existem IDEs para Python surpreendentemente funcionais,
utilizando os mesmos paradigmas visuais do Delphi/Kylix e VB (paleta de
componentes, editor visual 2-way, etc). O Boa Constructor e o Komodo são
dois exemplos interessantes (esse último em versão Windows também).

Outras LPs surgem e também surpreendem com IDEs bem avançados, como é o
caso de Gambas (espécie de Basic com orientação a objetos, um IDE visual
RAD, paleta de componentes e uma sofisticação realmente surpreendente).
Outro IDE que eu colocaria nessa categoria, apesar de ainda não tão
avançado, é o GNAVI, para ADA. O suporte ao desenvolvimento visual no
IDE ainda está no início mas é um projeto sólido que tende a andar bem
rápido.

Finalmente, chamar a atenção que, no Linux, a tendência natural é usar a
arquitetura LAMP ou uma de suas variantes para desenvolver quase tudo. É
apenas natural, simples e rápido.

Então não espere no Linux uma onda arrebatadora de um IDE que vá ser
adotado pelos desenvolvedores. Um fenômeno assim só ocorrerá se um dia o
Linux for tão comum que existam desenvolvedores não-programadores (como
no caso Windows/VB). Enquanto a comunidade Linux de desenvolvimento for
formada por desenvolvedores profissionais e hackers, não espere ver um
fenômeno como o VB nesse ambiente. Tome como exemplo o que ocorreu com o
Kylix (apesar de, nesse caso, ter havido um enorme equívoco comercial
por parte da Borland).

Cordialmente,

Demian Lessa
Salvador - Brasil