Valeu, e em relação ao erro ...FIELD AGEN_CODI MUST HAVE A VALUE... o que eu
faço....

veja a como esta o trigger do before insert
IF (NEW.AGEN_CODI IS NULL)
THEN
    NEW.AGEN_CODI=GEN_ID (GEN_TAB_AGEN_ID,1);

Neste form possuo o DBEdit como o campo AGEN_CODI

e veja o que coloque no onclick do botão gravar :
DM.ClientDataSetAgencia.ApplyUpdates(-1);

O que devo fazer para corrigir este erro?

Grato

Cristiano.