Olá!

Primeiramente, desculpem-me pelo novo cross-post e por enxer novamente a
lista com coisas de UI.

A maioria de nós conhece ou já ouviu falar em padrões (patterns) de
engenharia de software, certo? É uma forma presumidadmente elegante e
eficaz de se aplicar soluções bem conhecidas para problemas recorrentes.

Por incrível que pareça, a idéia de padrões vem dos anos 70 através de
um livro de arquitetura onde o autor identificou uma série de padrões
relacionados com arquitetura. Antes, porém, ele definiu uma "linguagem
de padrões", isto é, uma forma de apresentar esses padrões ao leitor,
identificando o nome do padrão, o problema que ele procura resolver, o
contexto, as motivações, a solução proposta, os benefícios, os exemplos,
os contra-exemplos, etc.

A idéia de documentar padrões para UI vem ganhando, pouco a pouco, algum
terreno- tanto no mundo comercial (a SAP é uma pioneira), como no mundo
acadêmico. Na maioria dos casos, ou são padrões para elementos muito
básicos da UI, ou simplesmente uma versão "açucarada" dos famosos guias
de estilo. Quando algum autor retrata padrões mais complexos, em geral
concentra-se nas interfaces web, deixando de lado as UIs dos desktops.

Algum tempo atrás eu havia publicado no meu site uns screen shots de
telas que considerava padrões bem conhecidos (ainda que tacitamente)
pela comunidade de desenvolvimento. Eu os utilizava frequentemente nos
projetos da minha empresa. Junto dos screen shots, explicações de como,
quando e porque utilizar cada um dos padrões. Não cheguei a criar uma
linguagem ou usar alguma existente porque nem tinha esse entendimento
ainda. Veja os screen shots em:

http://demianlessa.com/tecno/ui.php

Agora, como parte de um trabalho acadêmico, acabei criando um documento
com uma linguagem para documentar esses padrões. Quando disponibilizados
para as equipes comerciais e de desenvolvimento, catálogos de padrões
podem ajudar a vender melhor os sistemas e também a desenvolver melhor
as funcionalidades visuais dos sistemas. Por exemplo, um catálogo pode
oferecer as idéias e primitivas para o desenvolvimento de uma biblioteca
de geração automática de UIs. Essa biblioteca pode ser ligada, através
de um framework OO, aos objetos de negócios de uma aplicação, criando
uma solução OOUI completa! No lado da programação RAD, uma biblioteca
também pode ser desenvolvida para gerar essas UIs automaticamente,
facilitando e agilizando o desenvolvimento de protótipos e mesmo
soluções finais.

Quem tiver interesse em baixar o catálogo, seja bem-vindo a baixá-lo em:

http://demianlessa.com/download/patterns.pdf (1409KB)

Quem quiser contribuir com o catálogo, discutir os padrões, fazer alguma
correção ou trocar idéias sobre sobre padrões, estou às ordens- em PVT,
para reduzir o ruído na lista.

Cordialmente,

Demian Lessa
Salvador - Brasil