Em termos bem simples, tudo que você precisa é do programa Delphi e que
a configuração de acesso do MySQL permita que você o acesse remotamente
pois, por padrão, o MySQL só permite acesso local (localhost).

Considerando que, atrás de uma conexão ADSL, você não possui um IP
estático, configurar o acesso ao servidor liberando um endereço IP
específico é impossível. Você pode contratar um serviço de DNS dinâmico
e configurar o acesso ao servidor MySQL utilizando esse endereço
dinâmico- se usar DynDNS, por exemplo, pode montar um domínio na forma:
"meu_domínio.homelinux.org". Se o banco estiver num provedor e for
compartilhado é difícil pensar que permitirão acesso pelo host '%'. Se
permitirem, ótimo, basta criar um usuário e deixar que ele acesse a
partir de qualquer host.

As questões de conexão a partir do cliente são transparentes- você faz
como se o banco estivesse na rede local, já que o endereço do banco é o
mesmo endereço do domínio onde o banco está hospedado e não irá mudar.

Sugestão: leia mais sobre o modelo de segurança do MySQL. A informação
está disponível online no site http://mysql.com bastando procurar nos docs.

Cordialmetne,

Demian Lessa
Salvador - Brasil