Voce precisa instalar no computador que será o servidor a versao do FireBird
..como Servidor,

1) Na instalação do FireBird, tem a opção de rodar como Serviço (quer dizer,
   assim que o Windows é iniciado,  o banco de dados tambem sera iniciado.)
"RECOMENDADO"
  Obs: Se nao for Windows 98.. versoes superiores ja entra como Serviço o
FireBird.

2) Nas estaçoes voce instala o FireBird como Cliente, ou seja, apenas para
acessar
   o banco de dados que estara em outro computador.

3) Para trabalhar em rede, eu utilizo um arquivo texto (.ini) que contem o
numero do IP do servidor,
    da seguinte forma:

[Rede]
IP=192.168.0 (aqui voce coloca o numero do IP do servidor)
Pasta=C:\LOCAL_DO_FDB\    (Pasta do seu SERVIDOR onde estara seu banco de dados)
Arquivo=BANCO.FDB             // nome do banco...

Quando chamo o programa de um computador na rede, ele direciona para onde estará
o banco de dados.

No meu programa, primeiro eu leio este arquivo e depois abro o banco de dados.

Espero ter ajudado..

Ate mais

tem a opcao (depende da sua versao do Windows), se o FireBird ira executar como
Servico