-------
>Mas acontece o seguinte:
>1. ou entra num loop infinito

Controle de laço, não tem nada a ver com o ListView!

-------
>2. ou bagunça tudo que estou querendo fazer por causa de varias
>condicoes que estou criando dentro do while e nao fica o q quero no
>lugar certo

============
WHILE ou FOR condição DO
var
    Col1, Col2, Col3, Col4 : String;
begin
        //////////// Primeiro calcula
        Col1 := Calculo;
        Col2 := Calculo;
        Col3 := Calculo;
        Col4 := Calculo;

        //////////// Depois inserea linha
        Lista_Eventos := ListView1.Items.Add;
        Lista_Eventos.Caption := Col1;
        Lista_Eventos.SubItems.Add(Col2);
        Lista_Eventos.SubItems.Add(Col3);
end;

Se ainda assim não der certo!!!!
Preencha uma matriz da mesma forma que vc preenchia o StringGrid.
Depois passe o conteudo da matriz para o ListView.

Uma hora tem q dar certo.

--
Jéferson Mehlecke
Porto Alegre - RS