Olá estimados,

Bem, vamos revisar (como eu não estou vendo o assunto original,
presumo que você deva estar com dificuldades de instalar sua aplicação
numa estação cliente rodando firebird):

1) - O firebird está instalado num servidor; é Windows XP SP2 ou
Windows 2000 Pro/Server? Se for XP SP2 você deve ir no Firewall do seu
servidor e liberar a porta 3050/TCP. 'iniciar/configurações/painel de
controle/firewall do windows/guia exceções e adicionar uma porta
"FIREBIRD - 3050 - TCP"'. Creio que se for Windows 2003 você deva
fazer um procedimento semelhante ao do Windows XP SP2.

2) - O cliente instalado na estação; Você deve rodar a instalação do
Firebird novamente lá na estação. Durante a instalação aparece um
combobox com uma série de opções e uma delas é 'instalação mínima do
cliente - sem servidor, sem ferramentas' e daí ele instalará a dll
necessária e fará as alterações na configuração do windows para que o
cliente e o servidor se comuniquem através da porta 3050/TCP. Se na
estação estiver instalado o XP SP2 o mesmo procedimento para liberação
da porta 3050/TCP deve ser feito.

Bem, espero com isso poder colaborar com os colegas.

Até mais.

---
[]'s

Alexandre