Maurão, seguinte.
 Você está usando uma estrutura client/server. Ou seja, os dados que estão
no clientDataSet, não necessariamente são exatamente os do servidor, daí a
necessidade do refresh.
 Uma vez na lista, há muito tempo atrás, alguém mandou um post, falando
sobre a atualização em tempo real do dataSet.
 Alguém lembra disso ou tem esse post guardado no baú ?
 Artur

--

Artur Rodrigo Guerra
mail: [EMAIL PROTECTED]