Respostas abaixo...

-----Mensagem original-----
De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Marcelo Moacir Florindo
Enviada em: sexta-feira, 1 de julho de 2005 07:18
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: RES: [delphi-br] Alguém aqui trabalha com MVC no delphi???

Colega Alessandro,

       Por exemplo, sendo que cada view é um Formulário e o responsável pela
estrutura (montagem) é o controller.
Tu fazes a chamada pelo controller??? Devolves uma instância do formulário a
uma variavel???

Resposta: Os controles mantêm uma lista dos views que estão usando. Os views
(em grande parte das vezes é um só) são criados pelo controle e adicionados
a lista. Ao ser destruído o controle destrói automaticamente os views da
lista. Existe um método na classe TControle chamado AddView responsável por
adicionar os views a lista. Esse método retorna um GUID que identifica o
View na lista. Existe um método chamado GetView(GUID) que me retorna o View
correspondente ao GUID passado. Posso fazer então por exemplo (exemplo
real): FFormGrid := AddView(TfrmCOM101.Create(Application)) onde FFormGrid
recebera o GUID. Se o controle vai se referir ao View faz
TfrmCOM101(GetView(FFormGrid)).

Outra coisa, neste caso, sendo o formulário gerado e devolvido pelo
controller, tratas usando o padrão Factory Method??

Resposta: Na verdade o formulário gerado não é 'devolvido' pelo controle.
Ele instancia, usa e destrói o formulário. Mas a classe abstrata TControle
tem sim que lidar com os Views de maneira genérica já que não sabe quais os
tipos de View as subclasses usarão. Embora não tivesse esse padrão em mente
quando modelei a solução, lendo-o agora vejo que a solução se aproximou
muito do que o padrão propõe no que diz respeito a deixar o instanciamento
dos views para as subclasses.

Muito obrigado.

Não há de que. Fique a vontade para perguntar mais.

Marcelo Moacir FLorindo
msn: [EMAIL PROTECTED]
icq: 26398164
skype: mflorindo