Emerson, vou explicar o que fiz.

Quero gerar um relatório no Quickreport na seguinte forma
SOBRENOME + ',' + NOME, até aí tudo bem já entendido.
existe duas coisas que não entendi no seu código:
Nome2 := NomeSobrenome := Copy(Nome, 1, 8) + Sobrenome; e
Copy(Nome, 1, 8) porque até a 8ª posição
Para seu exemplo da certo:
Suponhamos que o campo Nome tenha
"Natanael Santos" e o campo sobrenome "Santos".
A quantidade de caracteres em nome é 15 e em sobrenome é 6, então 15 - 6 = 9.
Dai fica Nome = "Natanael " + "Santos".
Agora com nome com 10 caracteres ficariam os dois ultimos caracteres de fora.

Peço desculpas por encomoda-lo, mas preciso dessa ajuda.
Muito obrigado.

PAULO FERNANDES