sistema (cliente), que irá fazer as consultas na base

R - Sem dúvida você teria que fazer adaptações em seu sistema cliente, mas
como os componenentes são derivados do TDataSet, no geral você não teria
problemas.

R - Sim, o KbmMw - www.components4developers.com

R - No site tem bastante documentação, tudo em inglês, além da lista de
discussão

banco, habilitando local remote, nao ira funcionar?

R - Sim, vai funcionar, mas dependendo do caso a velocidade não será
satisfatória, por isso sugeri o componente.

[]s

Paulo Botelho

Desculpa mais ainda nao entendi. Eu teria entao que desenvolver outro
sistema (cliente), que irá fazer as consultas na base. Mas usando
algum componente simultaneamente? Qual o nome do componente? Existe
alguma apostila pra ele?

Voce acha que eu colocando o IP nas propriedades do da coneccao com o
banco, habilitando local remote, nao ira funcionar?

Valeu mais uma vez!!!

abracos