Configura a query, o transaction, e o database certinhos que sao os
componentes de coneccao com o banco.

Depois vai no evento OnChage do seu edit e digita isso:

procedure ....................(procedure do evento) ....................
var nomequery : string;
begin

nomequery:= edit1.text;

 with Query do
  close;
  clear;
  SQL.ADD('select * from CLIENTE ');
  SQL.ADD(' where NOME = like(''' + nomequery + ''')' );
  open;
 end;

end;

qualquer coisa pode falar!