Meu velho, vc tem certeza que quer realmente trazer todos os dados da
tabela, pois quanto maior for a quantidade de campos maior será o
tempo de retorno. Digamos que vc tenha uma tabela com 15 campos se der
um select e demorar 4 minutos se vc quiser apensa da consulta saber
apenas um resultado de dois campos com certeza ficará mais leve a
consulta. SELECT NOME, TELEFONE FROM CLIENTES. Dessa forma a consulta
ficará mais leve.

Espero ter ajudado.

--
[]'s