Boa Noite Rogério.

As sequences, após estarem definidas (criadas) no BD, você poderá manipular
ou tratar os seus valores utilizando os seguintes comandos:

ex. Sequence chamada=> SEQ_ID_CLIENTE do owner GERAL

insert into Geral.Cliente (id_cliente, nome, cidade, uf)
values (Geral.Seq_Id_Cliente.Nextval, "José Aparecido Oliveira", "Santa Fé
do Sul", SP)

o comando nextval sempre incrementará a sequence, enquanto que o currval lhe
trará apenas o valor atual.

ex. update Geral.Cliente C
      Set (c.nome = "José Aparecido de Oliveira")
   where c.id_Cliente =  Geral.Seq_Id_Cliente.currval

Para a criação da referida sequence, utilize a seguinte sintaxe:

create sequence GERAL.SEQ_ID_CLIENTE
minvalue 1
maxvalue 999999999999999999999999999
start with 1