OLha existe alguns programas para abrir tabelas dbf, eu particularmente
utilizo o DBU, mas existe esta limitação qto ao número de campos sim,
mas também existe alguns programas que "quebram" esta barreira.
Dê uma olhada em www.pctoledo.com.br lá tem alguns utilitários para que
vc possa a começar estudar seu problema.
Também dê uma olhadina no supoerdownloads.com.br, e procure por
AutoCode, este utilitário gera a estrutura da tabela e se não me engano
também um script com os registros para vc migrar para o FB.
Espero ter ajudado.

Fausto