*Diretivas:

{$IFDEF MSWINDOWS} Showmessage('Vc está usando windows!') {$ELSEIF LINUX}
Showmessage('Vc está usando Linux!') {$IFEND}

ou entaum, vc pode ir em {Project/Options/"aba
Directories/Conditionals"/Conditional Defines}

e colocar a diretiva do seu projeto...

Por exemplo, se vc coloca lah: MEUPROJETO e tem uma parte do código q soh o
seu projeto deve compilar, faça:

{$IFDEF MEUPROJETO} Showmessage('Estou no meu Projeto!') {$IFEND}
Showmessage('Estou em Qualquer projeto!')

tem IFDEF  => passa por ali e
    IFNDEF => naum passa.

* @
Pega o endereço de memória da variável;

var
  p: Pointer
  Edit: TEdit;
begin
  Edit := Edit1;
  p := @Edit1;
end;

* ^
Para se usar com ponteiros;

var:
  Edit: ^TEdit; // Edit é um ponteiro para um TEdit, "^" na frente denomina
tipo
begin
  Edit := Edit1^; // pega o endereço de Edit1;
end;

flw

Filipe Geyer
Programador