Colega não sei se interpretei errado a sua questão mas eu entendi que vc está
pensando que o arquivo .ini é responsável em fazer a conexão com o Banco de
Dados mas não é isso. O arquivo .Ini serve pra vc guardar informações do tipo:

Chave=Valor
Chave=Valor
Chave=Valor

Então nele vc pode guardar informações de conexão ao banco de dados, como por
exemplo Usuário, Senha, Alias do Banco de Dados e qualquer outra informação qeu
não tenha relaçõa com o banco dados.
O que pode ser feito para vc configurar a conexão com o banco de dados em cada
Computador que vc instalar seu programa é justamente guardar as informações
pertinentes a essa conexão no arquivo Ini e quando o programa iniciar e deve
ler essas configurações ( feito meio que manualmente ) e colocar essas
configurações no componente de acesso a dados que vc usa.
O Delphi possui um classe que facilita a manipulação desses arquivos .ini e eu
te aconselho a fazer uma busca em algum site especializado em Delphi que vc vai
achar muito materia que ensina a mecher com essa Classe.
Tenta procurar em
www.delphi.eti.br
www.torry.net
www.clubedelphi.net