Tem que reiniciar sim. A maioria (pra não dizer TODOS) os ajustes que são
feitos no Registry precisam que o micro seja reiniciado! A exceção a essa
regra seria se o software (no caso, o VNC) pudesse verificar de tempos em
tempos se essa chave do Registry foi alterada para que ele possa identificar
na hora o que vc quer fazer!

Boa sorte!