Olá João,
algumas dicas:

1.para trabalhar com WS, utilize PHP 5 - se for 4 vc vai ter muita dor de
cabeça.

2.Web Services podem ser statefull, depende apenas de implementar um controle
de Sessão que irá armazenar os dados da sessão corrente. De uma olhada em
www.jsk.com.br/cgi-bin/Session.cgi/wsdl

3.Vc até pode trabalhar com CDS+Provider mas se vc quiser ter
interoperabilidade,
procure não utilizar a implementação padrão do Delphi que faz tudo automático
com o CDS. Procure trabalhar com arrays ou outra estrutura para que o PHP
possa utilizar a mesma estrutura.

Boa Sorte,
Josir.
Preciso desenvolver um sistema que terá um framework de persitência para
dar uma força no mapeamento objeto-relacional, e este sistema servirá dados
para aplicações Delphi e PHP, portanto optei por desenvolver com Webservices.

Como Webservices são stateless, eu não consigo (eu acho que não consigo)
fazer o cache dos dados no framework de persistência (seria o ideal), então
eu tenho que utilizar componentes ClientDataSet + DatasetProvider e fazer
o cache no cliente. Estou certo?

Alguém com cenário parecido com o meu poderia passar algumas dicas?