Tem um artigo na revista clubedelphi 45 que fala exatamente sobre isso.

Eu to tentando encontrar o download, mas não acho, se alguém encontrar, ou
mesmo tiver mande pra gente em pvt, obrigado.
  -----Mensagem original-----
  De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED]
nome de Jenifer Arosa
  Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Assunto: [delphi-br] Importar e Exportar Texto

  Oi Gente

        Preciso desenvolver uma rotina que importe arquivos texto e
  exporte arquivos texto da minha tabela de produtos.
        Eu uso o Interbase com IBX.
        Qualquer ajuda seria maravilhoso, pois não sei nem por onde
  começo.

  Beijos
  {{}}
  Jenifer

              PUBLICIDADE

    c.. O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos do
Serviço do Yahoo!.

  http://www.nod32.com