O que você pode fazer nesse caso seria criar uma tabela onde você teria 2 campos
sendo um com o nome da tabela e outro com o ID atual.

Sempre que você for fazer uma inclusão de dados, busque nessa tabela o registro
correpondente a tabela que você está incluindo pegue o ID atual e incremente
mais 1.

O problema é que esse tipo de comportamento em rede não fica 100% confiável (na
minha humilde opinião)

De qualquer forma funciona, já usei muito isso dessa forma.

Atualmente prefiro utilizar generator.

Espero ter ajudado.

Sucesso a todos !

T+