Bom dia estimado,

Ah, você sabe trabalhar com 'Conditionals' ? Menu=> PROJECT/OPTIONS/aba
DIRECTORIES/CONDITIONALS. Daí você define uma condicional MSSQLSERVER
clicando na reticencias que tem no box CONDITIONALS; daí você digita
MSSQLSERVER (ou outro nome de seu gosto) e clica em ADD. Pronto, esta
condição existe e é verdadeira. Então, dentro do programa se você perguntar:

{$IFDEF MSSQLSERVER}   // a diretiva MSSQLSERVER está definida ?
   Transacao.TransactionID  := 10;
   Transacao.IsolationLevel := xilREADCOMMITTED;
{$ELSE}
   Transacao.TransactionID  := 10;
   Transacao.GlobalID       := 10;
   Transacao.IsolationLevel := xilREADCOMMITTED;
{$ENDIF}

Lembre-se, para SQL Server é imprescindível nunca esquecer um commit pois
dbexpress para sqlserver não aceita multiplas transações. Se estiver usando
datacontrols e estiver fazendo uso de providers, não se preocupe pois eles
geram as instruções pra você. Quando se quer usar varios bancos de dados,
lhe digo que isso é absolutamente normal viu, pois cada banco tem sua
particularidade.

Não sei se eu disse alguma besteira pessoal, me corrijam se eu estiver
errado. No mais é isso aí.

Saudações.

---
[]'s