Edmilson Macedo wrote:

> Olá pessoal,
>
> Eu estava utilizando o interbase 6.5 e agora estou migrando p/
> FireBird 1.5.
>
> O Interbase tinha o utilitário IBConsole, o Firebird não tem?

Não, mas você pode usar a versão free do IBExpert
http://www.ibexpert.com/

> Outra coisa, antes eu usava os componentes de acesso nativo ao
> interbase (IBX) que vem junto com o Delphi 7.0, estes componentes
> são compatíveis com o Firebird 1.5? ou eu tenho que ter um IBX
> específico p/ esta versão do Firebird?

São compatíveis, mas o bom é você utilizar componentes específicos para
Firebird que, entre outras coisas, deixará você utilizar a API cliente
com o nome correto (fbclient.dll ao invés de gds32.dll)

> Outra coisa:
> Logo de cara deu um erro na minha aplicação:
>
> "Ambiguos field name between tabel CLIENTE and table RAMO_ATIVIDADE
> RAMO_ATIVIDADE_ID ErrorCode: 335544569"

Parece que você tem um nome de campo igual nas duas tabelas, basta criar
um alias, exemplo, "cliente.nome as nome_cliente" e "ramo_atividade.nome
as nome_ramo_atividade".

--
João Morais