Pesquise no help sobre o evento OnGetText da classe TField. Com certeza, ele
poderá ser a solução para o seu problema. Não tenho exemplos prontos para
lhe enviar, mas acredito que o que tem exposto no help já ajudará e muito.

O que importa é que a dica para pescar o peixe foi passada! Boa sorte!

[]s