  From: Adriano ( Micro center )
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Thursday, September 22, 2005 1:09 AM
  Subject: Re: [delphi-br] Como posso colocar a data do PC no sistema

  Use isso
  LbData.Caption := DateToStr(DATE);

  Abaixo outra funçoes para trabalhar com datas

  Validar Datas
  try
  StrToDate(Edit1.Text);
  except
  on EConvertError do
  ShowMessage ('Data Inválida!');
  end;

  varias funções de datas
  unit FaCDate;
  interface
  uses
    Forms, Dialogs, Messages, WinProcs, SysUtils, Classes,
    Graphics, ExtCtrls, Controls;

  Type {Tipos criados}
    TSemestre = record
    Mes, Ano : Word;
    end;
    Semestre = array[0..5] of TSemestre;

  function ReturnSixMonth(Actual:TDateTime):Semestre;
  function NameMonth(Mes:Word;Abrev:Boolean):string;
  function DataExtenso(Data:TDateTime): string;
  function DataValida(StrD: string): boolean;
  function PrimeiroDiaUtil(Data:TDateTime):TDateTime;
  function IsWeekEnd(dData : TDateTime) : boolean;

  implementation

  function ReturnSixMonth(Actual:TDateTime):Semestre;
  {Retorna 6 meses atrás da data enviada, de mes em mes}
  var
    d,m,y : word;
    i : byte;
  function NameMonth(Mes:Word;Abrev:Boolean):String;
  {Retorna o nome de um mês abreviado ou não}
  const
    NameL : array [1..12] of String[9] = ('JANEIRO','FEVEREIRO','MARÇO','ABRIL',
  'MAIO','JUNHO','JULHO','AGOSTO',
  'SETEMBRO','OUTUBRO','NOVEMBRO',
  'DEZEMBRO');
  begin
    if (Mes in [1..12]) then
    if Abrev then
    Result := Copy(NameL[Mes],1,3)
    else
    Result := NameL[Mes];
  end;

  function DataExtenso(Data:TDateTime): String;
  {Retorna uma data por extenso}
  var
    NoDia : Integer;
    DiaDaSemana : array [1..7] of String;
    Meses : array [1..12] of String;
    Dia, Mes, Ano : Word;
  begin
  { Dias da Semana }
    DiaDasemana [1]:= 'Domingo';
    DiaDasemana [2]:= 'Segunda-feira';
    DiaDasemana [3]:= 'Terçafeira';
    DiaDasemana [4]:= 'Quarta-feira';
    DiaDasemana [5]:= 'Quinta-feira';
    DiaDasemana [6]:= 'Sexta-feira';
    DiaDasemana [7]:= 'Sábado';
  { Meses do ano }
    Meses [1] := 'Janeiro';
    Meses [2] := 'Fevereiro';
    Meses [3] := 'Março';
    Meses [4] := 'Abril';
    Meses [5] := 'Maio';
    Meses [6] := 'Junho';
    Meses [7] := 'Julho';
    Meses [8] := 'Agosto';
    Meses [9] := 'Setembro';
    Meses [10]:= 'Outubro';
    Meses [11]:= 'Novembro';
    Meses [12]:= 'Dezembro';
    DecodeDate (Data, Ano, Mes, Dia);
    NoDia := DayOfWeek (Data);
    Result := DiaDaSemana[NoDia] + ', ' +
    IntToStr(Dia) + ' de ' + Meses[Mes]+ ' de ' + IntToStr(Ano);
  end;

  function DataValida(StrD: string): Boolean;
  {Testa se uma data é valida}
  begin
    Result := true;
    try
    StrToDate(StrD);
    except
    on EConvertError do Result:=False;
    end;
  end;

  function PrimeiroDiaUtil(Data:TDateTime):TDateTime;
  {Retorna data do primeiro dia Util do mes, de uma data informada}
  var Ano, Mes, Dia : word;
  DiaDaSemana : Integer;
  begin
    DecodeDate (Data, Ano, Mes, Dia);
    Dia := 1;
    DiaDaSemana := DayOfWeek(Data);
    if DiaDaSemana in [1,7] then
    Dia := 2;
    Result := EncodeDate(Ano, Mes, Dia);
  end;

  function IsWeekEnd(dData : TDateTime) : boolean;
  {Verifica se uma data informada cai em um final de semana}
  begin
    if DayOfWeek(dData) in [1,7] then
    result := true
    else