Por exemplo, se for Paradox
utilize no botao incluir =
  if not qrInserir.Active then qrInserir.Open;
  qrInserir.Insert;

Coloque um TUpdateSQL e coloque a sql correspondente, nao esqueca de
liga-o a query pela propriedade UpdateObject.
No evento qrInserir.AfterPost coloque o codigo para salvar fisicamente
os dados na tabela (quando o usuario mudar de linha, o dbgrid dispara
o post )

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, Eduardo Silva ® <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu