Olá, só queria entender uma coisa.

Estou desenvolvendo um programa simples de BD mas que trabalhe apenas na
máquina cliente, então pesquisei um pouco sobre os bancos do Delphi Interbase,
Paradox e vi que para este caso o Paradox é melhor, pois não é preciso instalar
um servidor para ele rodar, pois ele trabalho com arquivos (estou certo?).

Bom, queria saber apenas o seguinte, (ainda naum comecei a programar nada), no
delphi tem os componentes de tabelas DBGRid, DB*.*, eles servem para ambos os
bancos? e aonde eu defino que estou usando paradox ou não?