Caro Samuel,

Concordo com cada palavra sua, pois aqui na empresa (verdade que é bem
menor) temos excelentes profissionais que nunca fizeram nem um cursinho
"CDI" e também temos excelentes profissionais formados inclusive com
algumas "Pós". O que acho que todos tem o direito de trabalhar de fora
correta, o problema salientado por todos é sempre o mesmo.
1) Tem uns "programadores" que compram meia dúzia de livro e pronto já
estão "no mercado", pior cobrando preço de banana, e vai vc tentar
explicar para o cliente a diferença.. É verdade que ele acaba
descobrindo da pior maneira, e a partir daí acha que toda "empresa" é
picareta.
2) Infelismente o governo libera qualquer um para abrir uma faculdade
que nem sempre esta preocupada com a qualidade do ensino prestado. Não
vou citar o nome da faculdade, mas aqui na minha cidade , existe uma
"que é considerada muito boa na região" que despeja (desculpe o termo)
40 pseudo analistas por semestre, e infelismente 98% deste número não
serve nem para digitador. Claro que não é culpa deles, mas imagine o
estrago que isto acaba fazendo no mercado.

De qualquer forma acho que tem espaço para todos, até porque se o cara
não for bom hoje ele não sobrevive, pois apesar dos clientes continuarem
não entendo nada ou quase nada sobre nossa área ele esta muito mais
exigente.

Espero não ser mau interpretado, pois meu objetivo foi apenas dar minha
opinião, até porque acho saudável tal discussão pois destas podemos quem
até nos organizar para melhorarmos nossas próprias condições de
trabalho.

Blz..

Daniel Amorin