Olá pessoal,

muitos desenvolvedores tem feito esta pergunta.

1 - VCL existe para Win32 e para .NET através da VCL.NET, se você fizer uma
aplicação VCL.NET terá uma aplicação .NET
2 - WinForms é baseado na FCL, para os desenvolvedores Delphi que estão
acostumados com VCL nem querem passar perto de FCL, não tem metade dos
componentes da VCL, utilizar VCL.NET é uma forma de vocês conseguirem evoluir
em .NET mantendo o código legado e criando novas aplicações com a garantia que
a Borland sempre deu na compatibilidade de código entre versões e tudo isso com
alta produtividade, hoje temos que entregar mais projetos, com menos pessoas,
menos tempo e mais barato :o)
3 - Começar a desenvolver aplicações em WinForms utilizando MONO na minha
opinião é um erro, a parte WinForms do MONO não está estável o suficiente, e
sinceramente 1 empresa em 1 milhão vai utilizar Linux no Desktop, as empresa
que vi fazendo isso se arrependeram, já em ASP.NET o MONO está mais estável e
várias pessoas utilizam, e Linux realmente pegou na parte servidora, muito
cuidado ao tomarem esse tipo de decisão isso pode afetar o futuro do seu
negócio.
4 - Documentação .NET, é obrigação da Microsoft fornecer a documentação sobre o
Framework, a Borland disponibiliza documentação sobre o Delphi e diversos
livros são encontrados no mercado, inclusive já indiquei o "Guia do
Desenvolvedor de Delphi for .NET" do Xavier Pacheco
(http://blogs.borland.com/andreanolanusse/archive/2005/10/04/21577.aspx)
Algumas outras fontes de informação:
- BDN - Borland Developer Network - http://bdn.borland.com -> você irá
encontrar diversos artigos e vídeos sobre os produtos Borland
- Code Central - http://cc.borland.com -> diversos fontes de aplicações em
Delphi
- Revista ClubeDelphi - www.devmedia.com.br/clubedelphi -> Mensalmente artigos
sobre Delphi
- Revista ActiveDelphi - www.activedelphi.com.br -> Mensalmente artigos sobre
Delphi

E claro as listas de discussão, a Borland prestigia muito a comunidade de
desenvolvedores, por isso estamos sempre por aqui dando dicas, ajudando a
responder e trazendo outros benefícios.

No BorCon teremos uma palestra de como executar aplicações Delphi 2005 em Linux
e MacOS através do Mono, vai ser muito interessante, isso será mostrado na
práticas vocês, uma aplicação rodando em Linux e sendo acessada de Windows.

O BorCon será de 17 a 19 de novembro, todas as informações estão em
http://info.borland.com.br

Espero ter ajudado.

Abraços,
Andreano Lanusse
System Engineer
Borland Latin America
Tel: +55 (11) 2165.8089 / Mobile: +55 (11) 8196.5912
[EMAIL PROTECTED] <mailto:[EMAIL PROTECTED]>  - www.borland.com.br
<blocked::http://www.borland.com.br/>

A Borland Software é líder global em soluções independentes de plataforma para
o Software Delivery Optimization, auxiliando nossos clientes a resolverem as
restrições no desenvolvimento de aplicações nos dias de hoje, para maximizar o
valor do negócio de seu software.