De: Eric Roberto Darruiz
Data: 10/27/05 17:46:21
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] Re: universitario [Off-Topic]

Eu não ia opinar, mas ser "legal" é muito diferente de ser "real".
Todos SABEMOS que o mercado pirata é uma coisa real. Não adianta ser
hipócrita e dizer que um desenvolvedor iniciante tem "capacidade monetária"
de adquirir um produto legalizado para INICIAR seus estudos na ferramenta.
Principalmente com os altos preços praticados.
Acho que falta à Borland, programas como o MSDN Subscription, onde o
desenvolvedor com pouco investimento inicial, tem acesso a uma gama muito
grande de ferramentas e é incentivado pelo próprio conteúdo do programa a
utilizar desde ferramentas BETA disponibilizadas, ajudar no desenvolvimento
de novos produtos ou (principalmente) se especializar na ferramenta desejada

Se estou falando besteira e a Borland possui um programa de incentivo
parecido (não para instituições como universidades ou empresas, mas sim para
usuários finais - os peixe-pequenos que realmente fazem esse mercado enorme
movimentar bilhões de dólares, pois sem eles, grandes corporações, pequenas
e médias empresas não teriam mão de obra qualificada para tal tarefa de
desenvolvimento em uma determinada ferramenta), então me perdooem. Mas eu
nunca ouvi falar ou li nada a respeito.
Não sou a favor da pirataria, muito menos a incentivo. Apenas sou realista
ao ponto de ver que, mesmo tendo representantes da Borland nessa lista, não
adianta ser hipócrita e dizer que todos aqui tem uma cópia devidamente
licenciada e oficial. Alguns podem não concordar, e estes podem ser tão
falsos quanto suas cópias instaladas (se tiver uma licença para seu delphi
não vai ficar ofendido com isso vai? Então na me critiquem
desnecessariamente por favor). Mas SABEM que esta É a realidade do mercado
brasileiro, e não obstante, dessa lista de discussão.

Iniciativas como as versões PERSONAL de outras versões do Delphi ou Kylix
sempre são muito válidas. Os iniciantes e "migrantes" de outras tecnologias
agradecem sempre, e como é conhecido e fato - tudo o que é bom é divulgado.

Talvez seja nesse ponto onde o Visual Studio 2005 parece ser um pouco mais
eficiente em sua "jornada de marketing" do que o Delphi 2006. Um produto que
todos aguardam ansiosamente e pode ou não agradar. E todos só conhecem
realmente depois da data de lançamento oficial ou através de palestras.
Estou desconsiderando previews e outros tipos de mídia qualquer para este
tipo de assunto. Estou falando de UTILIZAR efetivamente antes de decidir
comprar.

Ou será que somos todos ingênuos a ponto de pagar praticamente o valor de um
carro popular para legalizar todos os desenvolvedores de uma empresa sem
antes conhecer EFETIVAMENTE o produto que estamos comprando?

Nesse ponto os Betas, previews, uma campanha de marketing eficiente e outros
itens menos importantes, mas que não vem ao caso são decisivos no momento de
se adquirir um produto como um Delphi ou um Visual Studio.

Adianto de antemão que não sou protetor de quaisquer tipos de tecnologia.
Não defendo nem a Borland, nem a Microsoft ou qualquer outro tipo de marca
ou produto. Se a Borland ou Microsoft fazem ferramentas interessantes, acho
mais do que justo pagar o preço para ter tal ferramenta. Cabe a cada um ver
suas necessidades e escolher a ferramenta e empresa que mais se adaptam a
elas, as que oferecem melhores condições e oferecem mais vantagens.

Desculpem pelo email longo, mas há momentos em que o protecionismo e
falsidade (relativo tanto a ferramenta quanto ao assunto da pirataria) geram
uma certa indignação de outros como eu que fazem parte de um mundo real, com
um mercado real, com finanças reais, necessidades e obrigações reais.

As vezes a impressão que tenho é de constrangimento de alguns nesta lista,
de opinar frente ao medo de serem condenados como "piratas" ou serem
crucificados por coisas que fazem por necessidade de sua real situação.
Novamente não estou incitando a pirataria, apenas mostrando minha opinião
frente as coisas que vejo no dia a dia, tanto aqui na lista quando no
mercado real.

Antes que me perguntem: Não, não possuo delphi instalado em casa justamente
por ser contra essa política absurda de não possuir ferramentas "menos
potentes" para conseguir desempenhar meu trabalho - resumindo - estudar
novas tecnologias disponíveis. Já nas empresas que presto serviço, que
possuem capital de giro suficiente para manter programas de parcerias com
Borland, Microsoft e Sun nunca vão ter este tipo de preocupação né? - Bom
que seja, afinal somos somente parte de uma grande engrenagem que não visa
os meios pelos quais a QUALIFICAÇÃO do funcionário foi obtida. Já eu, um
desenvolvedor com um salário médio precisaria trabalhar uns 3, 4 meses para
conseguir adquirir uma licença do delphi, só pra me especilizar cada vez
mais.

Eu realmente acho o delphi e o visual studio ferramentas fantásticas - cada
qual para seu qual - mas a Borland possui um departamento de marketing não
muito convincente e políticas de licenciamento elitistas. Afinal, 90% dos
consumidores oficiais adquirem o produto por CONHECÊ-LO, não por terem visto
um planfleto ou terem ido a uma palestra.

Assim eu penso que são todos aqueles a que se dispõe a gastar as quantias
consideráveis para adquirir os produtos destes tipos de empresa, como
Borland ou M$.

Não quis agredir ninguém com esse email. Cada um é cada um e sabe o que é
melhor para si. Só me irrita a falsidade com que alguns tratam a realidade
atualmente.

Atenciosamente,
---
Eric Roberto Darruiz - Desenvolvimento e Soluções de Tecnologia
Windows/Linux
[EMAIL PROTECTED]
---
ICQ: 78562726