Olá Samuel,

O exemplo abaixo é para fazer a leitura de um arquivo .INI, existem
vários outros métodos que você usar para ler outros tipos de dados bem
como métodos para você gravar nos arquivos .INI. Dê uma pesquisada no
help do Delphi pela classe TIniFile, tem exemplos e tudo mais lá.

Eu uso no evento onCreate do formulário principal o seguinte:

procedure TfPrincipal.FormCreate(Sender: TObject);
var
ini : tIniFile;
protocolo : String;
begin
   ini := TIniFile.Create(ExtractFilePath(Application.Exename)+'Sistema.ini');
   dm.cnSistema.Disconnect;
   dm.cnSistema.DatabaseName := ini.ReadString('Banco', 'Caminho','');
   protocolo := ini.ReadString('Banco', 'Protocolo','');
   caminhoRelatorios:=ini.ReadString('Banco', 'CaminhoRelatorios','');
   try
      dm.cnSistema.Connect;
   except
      ShowMessage('Erro ao conectar-se ao banco de dados');
      Application.Terminate;
   End;
   ini.free;
end;

Sendo: 'Banco' uma seção no arquivo .INI
            'Caminho' e 'CaminhoRelatorios'  chaves da seção Banco

Dentro do arquivo ini fica assim:

[Banco]
caminho=C:\Sistema\Banco.fdb
caminhoRelatorios=C:\Sistema\Relatorios

No exemplo acima, o arquivo Sistema.ini deve estar na mesma pasta que
o executável.

Outro detalhe, declare a unit IniFiles na seção Uses do form onde você
for usar a rotina acima.

[]
Andrei