Pessoal:

Estou estudando os componentes do DBExpress do Delphi 7,
pois pretendo migrar meus sistemas que atualmente utilizam
Delphi 3 com BDE 5.202

Solicito a gentileza de me orientar com as seguintes dúvidas:

a) No Delphi 3/BDE, utilizo apenas componentes Query (não uso Tables)
e alguns (poucos) ClientDataSets.  Suponho que terei maior facilidade
se eu trocar os TQuery do BDE por SQLQuery do DBExpress (junto
com o ClientDataSet, onde for necessário).  Este
pensamento está correto ?  Ou vocês acham que eu devo partir
logo para o SQLDataSet ? (junto com o ClientDataSet, onde
for necessário)

b) Nos módulos NOVOS que eu vier a criar:

b.1) Se nesse NOVO módulo, que escreverei "do zero", sem ter
de substituir TQuerys do BDE, o melhor é usar SQLQuery,
ou SQLDataSet ?  Quais as principais diferenças entre eles ?
Há vantagens em usar um ou outro ?  E desvantagens ?

c) Nos módulos em que o usuário pode alterar dados, navegar
em DBGrids, etc., vou usar um ClientDataSet junto com o
SQLDataSet ou SQLQuery (dependendo do que vocês responderem acima).
Estou confuso sobre em que componente devo colocar o comando
SQL,  onde criar campos persistentes (quando for necessário),
e onde alimentar parâmetros.  No BDE, eu fazia tudo isso nas TQuery,
mas agora, ao trabalhar com ClientDataSet com SQLDataSet (ou SQLQuery),
não sei em que componente é melhor colocar os comando SQL, os parâmetros,
os campos persistentes, etc.  O que podem me dizer a respeito disso ?

Muito obrigado pela atenção de todos.

Paulo