Concordo com esta colocação de fechamento das tabelas, pois isto é
importantíssimo e lembro que até a ordem do close é importante,
respeitando-se o relacionamento entre elas, isto é feche primeiro o detalhe
para depois a master.
Acho que muitos dos problemas do paradox esta em não se esquecer de no
evento AfterPost de se colocar: DBISaveChanges(tabela.Handle); para gravar
fisicamente.
Parece incrível mais eu tive um cliente que foi necessário doutrinar para
que não se desligasse o Windows sem antes fechar os aplicativos e desligar
pelo windows, e não pela chave geral.
Se ainda se esta usando filtro da tabela, antes de fechar a mesma faça
filtered := false;
Isto evita um erro muito chato no fechamento do programa.
Seguindo estas regrinhas e algumas outras mais o paradox tem me atendido
muito bem.
Em vários clientes com muitos terminais, muito volume, aplicações variadas e
concorrentes.

Outra coisa importante que quase ninguem faz é fechar a tabela ao sair do
formulario, na epoca ( em 1998) quando eu usava paradox tive muitos
problemas,   depois de em cada forma adicionar o evento OnClose do form:
TblClientes.Close;  acabaram-se meus problemas;;;ou parte deles...