Cara,

De qualquer maneira a solução vai passar por reestruturar a aplicação.

Acredito que o problema esteja no tipo de acesso que você tá usando. O
BDE tá morto faz tempo, de vez em quando ele tem uns espasmos... Tem
muitas opções para você acessar o IB, desde nativas no próprio Delphi
(dependendo da versão que você usa), opções free e opções pagas.

Você deve estar utilizando também o IB 6. Já pensou em mudar para o Firebird?

[]
Andrei