O conceito que vc usava no paradox, nao deve ser usado no mysql, para vc ter um
bom desenpenho, deve usar um componente tipo Query para fazer as buscas, e usar
a propriedade SQL para executar o script, quando aos indices, crieos que na
hora do select o mysql seleciona o melhor indice para a consulta...

resumindo;

nao use  TblClientes.Open..

use

with QryClientes do begin
 Close;
 SQL.Text := 'Select Cd_Cliente, Nm_Cli from clientes where nm_Cliente like
:Nome';
ParamByName( 'nome' ).AsString := EdtNome.text + '%';
Open;
end;

crie um indice pro campo nome pronto..vc escreve + mas sua aplicação fica muito
+ rapida..