> [...]
> TDataSet);
> begin
>    try
>       ClientDataSetTBMATSERVICOS.ApplyUpdates(0);
>    except
>            ShowMessage('Erro de gravacao');
>    end;
> end;
>

> d) E' claro que eu pretendo interceptar o erro e mostrar uma mensagem
> mais amigavel ao usuario.  No entanto,  se eu rodo o programa
> de dentro do Delphi 7, o programa para e aparece a mensagem de erro
> (por exemplo:  violacao de chave primaria), mas nao aparece a mensagem

Por dentro da IDE, aparece o erro debugado, caso a opcao esteja ativada.

> e) Se eu rodo o programa de fora do Delphi, nenhuma mensagem de erro
> aparece (se eu tento incluir um registro com chave que ja' existe, por
> exemplo).

Nao é um excessao, simplesmente o CDS nao grava pois tem algum conflito.
Pesquise formas de conciliacao de erro do CDS.
Voce podera tratar as mensagens e melhora-las ao user final.

Deuma olhada em http://marcocantu.it/code/md6htm/CdsDelta.htm

    Philler Informatica Ltda
    Jose Alencar Philereno
         ICQ 13458351