Caro Junior.

Realmente este é um problema pelo qual todos os programadores passam
e não há como realmente encontrar uma solução efetiva e simples.

Vc pode ter 2 possibilidades
1- a tabela de produtos com um campo de chave primária ex.:
cod_produto NUMERIC PK
dsc_produto  VARCHAR(100)
e cadastrar todos os produtos por exemplo
1, camisa tipo 1 branca p
2, camisa tipo 1 branca m
3, camisa tipo 1 branca g
4, camisa tipo 2 branca p
etc...
esta é a solução mais simples de se implementar, mas é a menos
elaborada com relação a extração de dados para relatórios, vc não
poderia ter um relatorio de estoque do tamanho "P" apenas isto seria
passível e erro se o produto não seguisse um padrão rígido de
cadastro (algo que nunca vi um cliente fazer!).

2-tabela com multiplas chaves
cadastro de tamanho
cod_cor numeric PK
dsc_cor VARCHAR(20)

cadastro de tamanho
cod_tam numeric PK
dsc_tam VARCHAR(20)

cadastro de produtos
cod_produto NUMERIC PK
cod_cor numeric PK FK
cod_tam numeric PK FK
dsc_produto  VARCHAR(100)

e as vendas e o estoque seguem o mesmo padrão, é mais trabalhoso de
se implementar mas é relamente a solução mais efetiva, se o cliente
lhe pedir um relatório de vendas com vários critério vc prontamente
saberá quais campos buscar.

Espero ter ajudado.

Jose Ricardo Aviles
--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Junior Terenzi"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu
> Alguem tem alguma ideia de como criar uma grade de produtos?
> Eu desenvolvi um sistema para controle de loja de roupas e agora o
> cliente quer controlar os produtos por tamanhos, cores, etc.
Exemplo
> Camisa é o produto 500. Camisa tamanhos P-M-G-GG serão todas com o
> codigo 500, mas preciso controlar o estoque separado por tamanho.
Eu