oi Alfredo,
geralmente esses programas dispõem de uma grade com o formato da folha onde o
usuário pode escolher o posicionamento de cada campo, isso é bem trabalhoso de
fazer, o programa é para seu uso ou um cliente específico (do qual voce tem
controle do formato da nota fiscal) ou genérico?
1) se for para seu  uso é até fácil, sete a impressora para caracteres
comprimidos e vai imprimindo testes em folhas finas (75 gr ou menos) e compare
com sua nota 'contra a luz' - parece medieval mas é o mais prático SE FOR PARA
UM UNICO MODELO DE NOTA
2) se for para cliente específico onde voce vai dar manutenção, pode faer um
geradorzinho de relatório que só voce entende
3) se for de uso genérico, aconselho estudar bem as interfaces de programas do
gênero (quickbooks, MYOB, ...) e decidir o que vale a pena - não esqueça que
cada estado tem seu modelo de nota, uma vez eu comprei um software feito em
Sta. Catarina que era 'totalmente configurável' mas nao aceitava minha nota
aqui de sampa, porque não imaginaram que um campo específico que era de local
fixo em SC poderia ser móvel em outro estado...
por exemplo, seria legal ter um fundo de gerador de relatório com o
escaneado da
nota para posicionar exatamente os campos...
[]s,
Carlos

  Assunto: Relatorios em impressora matricial

ola a todos...

estou precisando fazer um programa que imprima notas fiscais em impressora
matricial, mas nao tenho experiencia com isso ainda...

alguem tem uma boa apostila que ensine a configurar a nota de forma que saia
tudo no lugar devido???

desde ja agradeço....
Alfredo Brandes