*** Ola Madsom! Obrigado pelos seus esclarecimentos.

* Eu venho do paradox
* e meus aplicativos foram poucos
* e destinado apenas a uso fora de ambiente de rede.

Na minha aplicação (diga-se de passagem)
a primeira que estou codificando com DBExpress + Firebird,
eu já estou utilizando alguns controles de transações
de forma semelhante a sugerida por você.

Vou incluir clientes -> ID = 1 (comit/rollback 1)
Vou excluir clientes -> ID = 2 (comit/rollback 2)
Vou incluir usuarios -> ID = 3 (comit/rollback 3)
Vou excluir usuarios -> ID = 4 (comit/rollback 4)

Então...
Segundo sua explanação,
para o servidor do banco de dados
não importa esta ID que nós programamos?

No caso, este controle de ID
serve unicamente para a aplicação do lado cliente?

Minha duvida é justamente esta...
Já que "N" máquinas estão rodado o mesmo programa,
podem executar "N" transações com IDs iguais,
simultaneamente, já que o ID é códificado
(igual em todos os programa em execução)...
Se este número for utilizado
para um controle do servidor do banco de dados,
como ele (o servidor) saberia
de qual máquina pertence a transação,
para poder validar (comitar)
ou cancelar (rollback) corretamente?

* Comprei a literatura do Marcus Cantú (firebird)
* Ele fala das transações (bom livro por sinal)
* Mas algo assim, a nível do funcionamento/relação
* entras IDs delphi/servidor não ficou esclarecido.

Se você outro colega tiver algo mais que possa esclarecer
a respeito da ligação entre a ID programada no aplicativo
e alguma possivel relação ou funcionamento/controle
das transações por parte do servidor (firebird), ]
fico muito grato, para poder por uma pedra neste assunto :)

Há!
Estou aguardando para esta semana o curso do Edu
da www.edudelphipage.com.br
e me inscrevi também no curso Delphi 2005
do clube delphi :)
Resolvi este ano encarar o delphi mais profissionalmente :)
E em breve espero estar podendo colaborar mais com os colegas
desta e de outras listas nas quais estou inscrito.

Obrigado pelas forças
Luciano-User-BA

Instale o discador agora!
http://br.acesso.yahoo.com/