Olá pessoal,

Já desenvolvi aplicações para rorar em redes locais utilizando
Paradox ou InterBase.
No uso do Paradox, eu configurava no BDE para rodar em rede e blz!!!
No uso do IB, eu instalava o IB Server na máquina servidora e o
Client nas estações, configurando-os para acessarem o banco na
máquina servidora e blz!!!
Irei desenvolver uma pequena aplicação e poderia utilizar Paradox ou
IB, mas vejo alguns probleminha:
1) No caso de escolha do Paradox, não quero utilizar o BDE;
2) No caso de escolha do IB, acho o processo de instalação e
configuração do Client nas estações um pouco complicado, por só
saber fazer isso manualmente.
A dúvida é a seguinte:
Para minha aplicação acessar banco IB, tenho que ter o IB Server e
Client instalado nas máquinas?
Existe uma forma de instalar arquivos.dll e outros necessários e via
programação, configurar as estações para acessarem o servidor?
O acesso via ADO seria a melhor opção para mim?

Desde já, obrigado.

Abraço,

Cristiano.