Cleiton,

Não é necessário instalar nada. Como o Alencar já falou, esses
leitores de código de barras são "emuladores de teclado".

Você pode ler o código de barras para qualquer componente que permita
a digitação de dados. Pode testar também no Word, Bloco de Notas, no
prompt do DOS, etc...

A única coisa que você vai ter que tomar cuidado é que alguns leitores
são programados para mandar junto com o código que foi lido um ENTER
ou um TAB, verifique no manual do mesmo como configurar isso.

[]
Andrei